Visitantes

contador de acesso

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

5ª Volta das Nações - Minha Primeira Meia Maratona

     Olá a todos. Após uma semana em que havia participado da 19ª Maratona de São Paulo na distância de 10K eu me preparava para outra largada só que na minha primeira meia maratona.
     E eu não poderia esconder a ansiedade por este dia tão esperado, após um ano correndo em distâncias menores. É tanto que acordei às 04:30 da madruga e não dormi mais. Aproveitei a falta de sono para ir fazendo as coisas com mais calma.
     Adianto que não fiz um treinamento específico para esta distância, apenas aumentei o volume de 10 Km para 15 Km diários numa intensidade leve e no fim de semana eu realizava uma corrida longa de 21 Km também em leve intensidade. Não fiz intervalados, corridas ritmadas ou rodagens nos dois meses que antecederam a tão esperada corrida. Eu não sabia se conseguiria chegar perto do tempo de 01:30 sem um treinamento específico, mas mesmo assim ia experimentar manter um ritmo próximo dos 04:30 min/km.
Não tinha noção do que aconteceria. Apenas pensava em tentar manter esse ritmo ao longo da prova.
     Apesar de ter acordado cedo, saí atrasado, pois tive que esperar o pessoal de casa acordar e se arrumar, o que demorou um pouquinho. Cheguei ao local da corrida faltando 30 minutos para a largada e sem nem mesmo alongar me despedi dos familiares que iam participar da caminhada e corri para a área vermelha, aquela área destinada aos que correriam abaixo de 01:40.
     Uma outra novidade era que eu ia tomar um gel de carboidrato próximo do 10K, só que desta vez eu estaria correndo mais forte, ao contrário de como eu fazia nas corridas leves em que eu parava pra consumir o gel. Tudo seria mais intenso e rápido.
A lista de situações complicadas já estava extensa: acordar cedo demais, sair atrasado, não alongar, não aquecer, não treinar adequadamente para a distância proposta e consumir gel de carboidrato numa intensidade maior. Isso já era um prenúncio de algo desagradável, mas mesmo assim eu seguiria adiante, não havia mais volta. Eu ainda tinha a opção de correr no ritmo dos voluntariosos marcadores de ritmo da Equipe Corrida de Rua MS, mas resolvi tentar correr num pace mais forte.
Além disso, nesse dia eu estreava meu novo relógio da garmin, o forerunner 410 que havia comprado no dia anterior, ou seja, ainda eu não sabia operá-lo adequadamente. Isso me atrapalhou um pouquinho na hora de realizar a leitura do pace. 
É, realmente o dia prometia! Mas com todas essas pequenas dificuldades segui em frente na largada.
Como todos sabem é difícil segurar o ritmo na larda. E isso não foi diferente comigo. Estava correndo muito forte nos primeiro quilômetro, meu GARMIN marcava pace de 03:30, nossa como reduzir com esse povo todo aí atrás querendo atropelar agente. Me posicionei num lado menos congestionado da pista e fui diminuindo o o ritmo. No 3K, meu ritmo já estava em 04:20 min/km. Me senti bem nesse ritmo e resolvi manté-lo. Isso foi um erro fatal, pois lá nos altos da Afonso Pena o meu ritmo foi caindo, eu não estava conseguindo manter aquilo que era confortável para mim no início. No 9K meu ritmo tinha caído para 04:30 min/km e como a maioria do percurso era em sua maioria apenas subida a cada quilômetro que eu avançava o famoso urso subia nas minhas costas. Vou mantendo este ritmo até me sentir bem e quando chego no ponto d'agua próximo ao10K tomei o gel de carboidrato. 
Mantive o ritmo de 04:30 min/km até o 13K quando algo desagradável aconteceu comigo: senti dor de barriga, ou seja, bateu aquela vontade de ir ao banheiro. Ai meus Senhor! O que fazer agora, segurar ou entrar naquele banheiro químico lá atrás! Resolvi seguir adiante, mas tive que reduzir drasticamente meu ritmo para 04:50 min/km por causa do desconforto intestinal. Imaginei ter sido o gel de carboidrato. Acho que ao tomar tudo de uma vez, ao contrário do que fazia nas corridas leves, eu acabei desequilibrando meu intestino.
Que corrida desagradável! Pensei. Estava tudo dando errado comigo. Além daqueles probleminhas citados anteriormente ainda tinha o problema de ter corrido num ritmo desfavorável (falta de treino específico para a distância considerada), ter dor de barriga (falta de cuidado no consumo do gel de carboidrato). E para piorar eu só subia e o tênis estava molhado com meias encharcadas. O percurso estava me deixando chateado. Até palavrões soltei em pensamento. A vontade era de gritar alto os palavrões que eu pensava. Fiquei muito jururu. Mas prossegui. Percebi que os companheiros que eu tinha deixado para trás haviam me alcançado e ultrapassado. Aí realmente fiquei chateado mais comigo do que com as circunstâncias. Percebi ali que tudo tinha sido culpa minha. O mais prudente seria ter resolvido correr num ritmo mais lento com mais calma. Era melhor ter deixado de buscar o pace de 4,5 min/km para uma outra oportunidade.
Após essas conjecturas, me acalmei e mantive a média de 04:50 min/km até o final. Eu sempre chego na linha de chegada feliz, contente, mas naquele dia em que muita coisa não foi bem, cheguei de carrancudo, principalmente pelo desconforto intestinal. Foram 7 Km correndo com dor. Isso é muito desagradável. Ao chegar eu só queria achar um banheiro. 
Fiz o percurso em 01:41:43. Me classifiquei em 66º geral e 25º na faixa etária de 30 a 39 anos. Foi um bom resultado. Na realidade foi um ótimo resultado para a primeira meia maratona.
Essa corrida me trouxe ensinamentos valiosos que compartilho com os leitores, mas adianto que isso é uma opinião pessoal baseado na minha experiência nesta corrida:
- Não acordar tão cedo, não dormir tarde;
- Realmente realizar o treinamento adequado para a distância proposta;
- Se não estiver tão preparado para o objetivo proposto então corra numa cadência mais leve e relaxe na corrida;
- Chegue com antecedência, no mínimo uma hora, aqueça adequadamente e se posicione no local planejado;
- Não corra tão forte nos quilômetros iniciais. Tente manter uma cadência confortável. Segure a adrenalina e deixe o corpo entrar naturalmente na sua cadência ideal. Correr forte demais gera muito ácido lático e há um risco muito grande de você quebrar na corrida.
- Se for consumir gel de carboidrato, faça isso com cautela, vá consumindo aos poucos e beba água suficiente para diluir o gel, senão vai ter dor de barriga mesmo.
É isso aí, foi uma experiência muito boa minha primeira meia maratona. Agora tenho consciência daquilo que devo fazer se realmente pretendo correr outras distâncias de 21 Km.

Abraços a todos e como dizem os corredores: BORA CORRER!!!


6 comentários:

  1. PARABENS, ESSA FOI PESADA PRA ESTEIA, MAS GUERREIRO NAO ESCOLHE BATALHA, VCFOI VALENTE GUERRERO E PERSISTENT...VALEU MEU IRMAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dário Miranda, vindo de você essas palavras fico mais tranquilo, hehehehehe.

      Excluir
  2. Parabéns.Foi um bom resultado para a sua estreia em meias maratonas.Sempre aprendemos com as provas que participamos.Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade né sacadura, aprendemos mesmo. Principalmente nessa corrida, foram váaarios aprendizados. hehehehe, valeu irmão!!!

      Excluir
  3. E aí Reginaldo, abusou por ser estreia, mas se não tentarmos algo que queremos fazer, a corrida não teria graça. O percurso da VN é traiçoeiro e cobra lá pelo 18-19k. Mas para estreia está bom demais, tbm estreei nessa em 2010, com 1h42.

    Bons treinos para Brasília onde sairá certamente tempo bom. Tbm to nessa.

    Abcs

    Rodrigo Augusto
    corridaderuams.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Rodrigo, dei uma abusada feia, mas valeu pela experiência. Sobre corridas em Brasil, eu ficarei por lá durante 7 semanas. Estou inscrito em 6 corridas, mas infelizmente não consegui me inscreve na da Asics por ter esgotada as vagas com 45 dias antes do término das inscrições. Mesmo assim estarei lá estreando na pipoca.

      Excluir

Seu comentário é muito importante!