Visitantes

contador de acesso

terça-feira, 26 de março de 2013

Início da Fase III – Qualitativa de Transição (QT)


Semana passada conclui a Fase II de minha planilha de treinamento, conhecida como Qualitativa Inicial (QI). Ela foi encerrada com chave de ouro, pois no último dia da planilha, 24 Mar 13, realizei uma prova de 10 km (XXVIII Corrida General Salgado – Taubaté/SP) onde bati meu recorde pessoal baixando meu tempo de 43:24 para 41:34, quase dois minutos de diferença, e de quebra me garantiu a 5ª colocação na classificação geral com direito a troféu e tudo mais. Isso tudo deixou-me muito contente, pois os treinamentos até a fase II ainda não contemplava treinos específicos para aumentar a capacidade aeróbia (VO2Max) e o limiar de lactato, grandes responsáveis pelo aumento da performance. Tanto as fases I e II objetivaram preparar-me para os exercícios intensos das fases III e IV focadas no aumento da VO2Max e do Limiar respectivamente, com o mínimo de risco de se sofrer alguma lesão. Então concluo que a regularidade nos treinamentos melhorou meu condicionamento físico permitindo assim, eu obter esse agradável resultado.
Agora, a Fase III, na qual inicio é conhecida como Treinamento Qualitativo de Transição (QT) que envolve treinos mais estressantes do programa de treinamento. A ênfase está nas sessões intervaladas longas em VO2Max, ou seja, demandar a potência aeróbia e o sistema aeróbio em cadência de prova numa intensidade variando de 98% a 100% da Frequência Cardíaca Máxima. Nesta fase deverá ser dada atenção ao ajuste das cadências de treinamento apropriadas ao atual nível de condicionamento e cuidar bem de si mesmo evitando lesões ou doenças a qualquer custo. Uma boa nutrição e repouso adequado serão de máxima importância agora.
De acordo com o livro Fórmula de corrida de Daniels, competições nessa fase podem produzir desempenhos formidáveis e aumento da confiança. As melhores provas são aquelas que correspondam à metade da distância de sua distância principal, por exemplo, participar de uma corrida de 5km quem treina para competir nos 10 km.
Em termos práticos os verdadeiros benefícios adquiridos nesta fase serão o aumento da velocidade e da resistência numa corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!