Visitantes

contador de acesso

terça-feira, 18 de junho de 2013

Circuito Caixa de Corrida de Rua em Campo Grande MS


Em 09 de Junho, aconteceu aqui em Campo Grande-MS, a tão esperada Corrida de Rua do Circuito Caixa na sua 4ª Etapa. A prova ainda marcou novo recorde participantes: 1.700 corredores, 350 a mais do que o ano passado.

Foi a minha primeira participação nesta corrida. Estimei correr os 10 km num tempo aquém daquele que eu poderia realizar, pois fiquei gripado duas semanas e deixei de correr por mais duas semanas devido as atividades militares ocorridas durante a Operação Ágata que me impossibilitaram de treinar. Restando apenas duas semanas para o evento, voltei aos treinos realizando corridas apenas leves diariamente. Não tinha mais o que fazer em relação ao desempenho a não ser recuperar o condicionamento para correr o melhor possível.

Por tudo isso, essa corrida não era para recorde pessoal, visei chegar próximo dos 42 minutos nos 10 km.
Cheguei cedo ao evento, 06:45 da matina, logo me dirigi ao local de retirada do ship, e de cara, encontrei os kenianos da equipe Luasa de Taubaté-SP. Os cumprimentei, um a um, desejando-lhes boa sorte. Isso é o legal da corrida, conseguimos ter contato direto com os famosos da corrida.

Um amigo de trabalho, sargento Servo, conterrâneo das lindas terras maranhenses, recém-transferido para Campo Grande, que começou a treinar comigo nas corridas, me acompanhava no evento. Nesse dia, ele ficou responsável pela cobertura do evento realizando filmagens da galera. Ele, logo logo, vai encarar sua primeira competição de corrida de rua em Campo Grande e pelo que vem treinando parece que vai dar trabalho para a galera da faixa etária de 30 a 35 anos, hehehehe.

Encontrei o Corazza da equipe CORRIDA DE RUA MS próximo à largada e ali ficamos conversando e aguardando o momento certo de nos posicionarmos.

Aqueci por 10 minutos depois me posicionei próximo ao pelotão de frente, uns dois metros atrás, aguardando o sinal de largada. A adrenalina foi tão alta nesse momento que esqueci de dar boa sorte ao Corazza postado bem ao meu lado. Desculpe Corazza, boa sorte atrasado, hehehehe.
Consciente de que essa corrida não era para quebra de recorde pessoal, pelos motivos citados anteriormente, foquei em manter o ritmo para correr 10 km próximo de 42 min.

Dada a largada, procurei controlar a adrenalina, fiz o 1º km em 04:05 min. Até o 4º km as subidas predominavam, e devido a dificuldade de respiração e perda de condicionamento mantive um ritmo mais lento. Para se ter ideia, meu tempo no 2º km foi de 04:25 min, no 3º km recuperei um pouco aumentando o ritmo fazendo em 04:12 min para logo voltar a meta realizando o 4º km em 4 min cravados. Isso me deu ânimo, as subidas iam ficando para trás e poderia aumentar o ritmo nas descidas para compensar. De imediato não deu para aproveitar o momento psicológico porque ainda haviam alguns trechos intermitentes de subida. Percorri o 5º km em 04:13 min e o 6º km em 04:12 min. Nessa hora evito olhar para trás, apenas para frente, fico procurando alguma referência para manter o ritmo ou tentar alcançar alguém, é o instinto de predador, hehehehe. Vi lá na frente o seu Manoel, novo integrante da equipe CORRIDA DE RUA MS, e o Dário Miranda com seu uniforme tipicamente preto, aperto o passo para me aproximar deles. Nesse intento, percorro o 7º km em 03:54 seg e o 8º km em 04:02 seg. Assim, alcancei e passei o Dário, percebi que homem não gostou disso, nem olhei para trás, apertei o passo mais ainda, tive impressão que agora ia virar presa, hehehehe. Apertei mais o passo, nessa hora o lactato quer fazer agente parar, mas a mente luta para não ceder às insinuações fisiológicas do corpo. Aí pensei, quem manda no meu corpo sou eu, e acelerei o passo vencendo a mim mesmo. Consigui perfazer o 9º km em 03:58 seg. Fiquei feliz com isso, mas sabia que o pior ainda viria. Pensei em diminuir o ritmo para não quebrar na chegada, depois quiz manter o ritmo forte, mas logo percebi que o condicionamento não estava ao meu favor e poderia "morrer na praia". Não sabia o que fazer nessa hora, diminuir ou manter o ritmo forte, pois me aguardava o pesadelo da Antonio Maria Coelho, aquela subidinha sofrida. Me desconcentrei nessas conjecturas e o Dário Miranda me ultrapassa cheio de gás. Ah é, pensei, puxei o ar para os pulmões e apertei o ritmo atrás dele, deve ser que pensa o André Bandeira quando alguém passa ele, isso é, se alguém consegue passá-lo, hehehehehe. E com postura de predador corro para alcançar o homem, mas quando chego na famosa subida da Antônio Maria Coelho desisto de querer ganhar posição. Lembrei que voltava de uma gripe e de dias sem treinamento qualitativo, não adiantava querer voar num aclive, me concentrei apenas em subí-lo de forma dificilmente confortável, e buscar oxigênio no final para terminar a corrida num sprint do jeito que gosto. Uma corrida sem sprint final para mim não tem graça. É um momento único, a hora de dar todo o gás. O que importa neste momento é chegar forte e sentir as pessoas te incentivando. É o auge da corrida.

Consegui atingir o tempo na casa dos 42 min e tive a grata satisfação de chegar em 5º lugar na minha categoria e em 41º no geral.

Tenho como meta agora, até o final do ano, me tornar SUB40 na distância dos 10km, vou treinar forte para isso, estou me recuperando aos poucos dos 30 dias sem treinar regularmente.

Gostaria nesse momento de agradecer a Deus, a minha família e aos amigos do mundo da corrida, pois todos me inspiram para continuar correndo e não desanimar principalmente quando chegam as adversidades.

Disponibilizo o vídeo do dia do evento:

E como um grito de guerra finalizo dizendo: BORA TREINAR!!!
Abraço a todos!!!

4 comentários:

  1. Parabéns pela prova Reginaldo...Mesmo com toda a adversidade você foi valente e se superou..
    abços

    Isidoro Andrade

    ResponderExcluir
  2. Para quem gosta de correr e outros aeróbicos, vai aí uma tabela de gastos calóricos.

    Caminhada (piso plano) - 6.1 cal/min.
    Trabalho doméstico - 4.6 cal/min.
    Corrida (5 min/Km) - 16 cal/min.
    Bicicleta (9 km/h) - 4.9 cal/min.
    Bicicleta (15 K/h) - 7.7 cal/min.
    Alongamento - 5.4 cal/min.
    Ginástica aeróbica - 8.1 cal/min.
    Ginástica localizada - 5.6 cal/min.
    Step - 10.1 cal/min.
    Musculação - 8.9 cal/min.
    Mergulho - 15.8 cal/min.
    Dança de salão - 3.9 cal/min.
    Basquete - 10.6 cal/min.
    Natação craw- 9.8 cal/min.
    Natação peito- 12.4 cal/min.
    Ping pong - 5.2 cal/min.

    ResponderExcluir
  3. Fala Reginaldo Guerreiro !

    Correu muito meu velho, esse 10k da caixa é dureza percurso difícil, rodar para a casa dos 42min nessa é tempaço !

    Parabéns pelo desempenho !

    Parabéns também pelo ótimo resultado na categoria.

    Passo aqui no blog direto, para comentar e cornetar se preciso.. rs rs

    Bons treinos e bora lá evoluir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh André Bandeira, obrigado meu irmão, é isso aí mesmo, vamos nos incentivando seja cornetando, seja o que for, hehehe, o negócio é todo mundo evoluir na corrida, estou torcendo para que vc e a galera evoluem cada vez mais no desempenho e vamos correndo atrás, parabéns pelos resultados!!!

      Excluir

Seu comentário é muito importante!