Visitantes

contador de acesso

domingo, 3 de março de 2013

Treinos da Semana 10/24 - Fase II - Qualitativa Inicial

Em 04 de Março completarei 10 semanas de treinamentos de um total de 24 do meu programa de treinamentos semanais. E aproveito para esclarecer alguns pontos do treinamento.

A primeira consideração é que estou usando, como guia  de montagem da planilha, o livro do renomado atleta olímpico e técnico de corrida, Jack Daniels. Na minha opinião, o seu livro, Fórmula de Corrida de Daniels, é o melhor que tem no mercado, suas planilhas são realizadas com base no atual nível de condicionamento do atleta tendo como referência o melhor tempo atual de  prova que o corredor tenha realizado.
Minha planilha foi montada tendo como referência meu melhor tempo numa corrida de 10 km no final de 2012 que foi de 43:24. Com este tempo verifiquei na tabela de VPONTO do livro a pontuação 47. Com esse valor verifico em outra tabela no livro os ritmos de treinamentos. Assim obtive meus parâmetros de treinamentos no início da temporada:
Ritmos de treinamento para o nível de condicionamento de uma corrida de 10km em 43:24 (VPONTO47)
Compri o período de base, conhecido como Fase I, em 6 semanas, em que basicamente eu realizava corridas leves todos os dias e uma corrida longa semanal tendo como referência os ritmos da tabela.
A medida que o treinamento vai sendo executado dentro dos padrões previstos, o atleta poderá, a cada 3 semanas de treinamento, aumentar uma em unidade sua pontuação, no meu caso eu amentaria de 47 para 48 na tabela de VPONTO. Com isso, nas minha planilhas, faço os ajustes necessários, aumentando a intensidade dos ritmos.
Outro modo de aumentar a pontuação na tabela VPONTO é quando o atleta realiza uma nova prova em determinada distância e usa seu novo tempo com nova referência de treinamento. Por exemplo, se corri em dezembro de 2012, 10 km num tempo de 43:24, e em fevereiro de 2013, faço num tempo de 42:00, a minha pontuação passa de 47 para 49, segundo os valores da tabela VPONTO. Como consequência, o atleta cruzada os dados da tabela do livro e verifica os novos ritmos de treinamento.
É assim que vamos progredindo no programa de treinamento. Lembrando que até mesmo regredir nas intensidades de treinamento é importante, caso se perceba não ser possível manter os ritmos estipulados. Essa é a vantagem da Fórmula de Corrida de Jacks Danies, realizar os ajustes necessários durante o programa, evitando assim, possíveis lesões. Para isso, o atleta tem que ser disciplinado e fiel consigo mesmo, não se enganando, pois não obterá os resultados esperados.
Atualmente eu tenho VPONTO 51 que me enquadra nos seguintes ritmos de treinamentos:

Teoricamente, treinando nesse ritmo, eu conseguiria, correr os 10 km próximo dos 40:00 antes do fim do programa de treinameno. Penso que isso possa acontecer no mês de maio, até lá vou considerando apenas bater o recorde pessoa de 43:24, qualquer coisa logo abaixo disso, me deixará satisfeito, pois significa que os treinos estão sendo realizados de forma positiva.

De forma resumida, posso dizer que baseado no meu melhor tempo em corrida de 10 km (pode ser qualquer distância na realidade, de 1500m a uma maratona) verifiquei no livro de Jacks Daniels a tabela com os valores de VPONTO, encontrei meu ponto de condicionamento. Baseado nesse ponto cruzei com outra tabela e encontreis as intensidades de ritmos que deveria seguir durante as sessões de treinamento. Essas sessões de treinamentos estão sugeridas pelo autor nos capítulos finais do livro, segundo as distâncias que o atleta deseja participar.
Abraços a todos, e bons treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!