Visitantes

contador de acesso

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Início da Temporada: Fase de Base (6 semanas), Corrida Fácil

 Hoje retorno aos treinamentos após 5 dias de descanso. Começo a temporada com um planejamento para 24 semanas de treinos onde dividi a temporada de treinamento em quatro fases.
A primeira fase é a chamada de base que considero a mais importante de todas pois é a que prepara o atleta para os treinamentos intensos das fases sequintes conhecidas como qualitativas. Se bem realizada, o atleta terá menor probabilidade de sofrer alguma lesão porque estará mais forte e preparado para cargas mais estressantes. Nesta fase a ênfase são as corridas fáceis, estáveis e equilibradas. Conforme esta for avançando, de acordo com Jack Daniels, os benefícios da corrida mais longa e estável são mantidos fisiologicamente mesmo com o enfoque reduzido neste tipo de treino.
É importante ter o cuidado para não aumentar o estresse rapidamente querendo aumentar o volume (milhagem ou distância) muito rápido. A milhagem semanal deverá ser aumentada, no mínimo, a cada 3 semanas, pois esse tempo é suficiente para o corpo se adaptar a carga anterior e ficar em condições de receber uma carga maior.
Também é importante tentar reconhecer o quanto antes os sinais de fadiga ou de excesso de corrida e não ter medo de tirar um dia de folga de vez em quando, pois todos sabemos que descanso também é treino, dar tempo para o corpo se recupera dos excessos. O importane é não perder o controle da situação.
Finalmente, esta fase é para podermos entrar num bom programa diário de corrida, comer bem e dormir regularmente. 
Início da Fase de Base: 11 de Janeiro 2013
Fim da Fase de Base: 22 de fevereiro 2013
Tempo total da fase de Base: 6 semanas (quanto maior for a fase de base, melhor)
Tipos de treino: corrridas fáceis (longos e rodagens) e passadas após as corridas do tipo rodagem.
Treino adicional: circuito
Objetivo: Fortalecimento do músculo cardíaco, capacitar os músculos a receberem maiores suprimentos de de sangue, proporcionar às células musculares em atividade aumentar a capacidade de processar o oxigênio transportados pelo sistema cardiovascular. 
Consequência: Se o corpo se prepara para receber cargas mais intensas na fase qualitativa com certeza o rendimento será muito maior e os riscos de lesões menores.

"Sem disciplina não chegamos ao objetivo"

Meu treinamento de hoje pode ser visto no link abaixo: 
Fase I (Base): Corrida Fácil por SgtReis no Garmin Connect - Detalhes

Bibliografia: Fórmula de Corrida de Daniels - 2ª Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!