Visitantes

contador de acesso

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

4ª Edição da Volta das Nações

Mais de 24 mil pessoas se inscreveram para participar da 4ª edição da Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações que ocorreu no dia 14 de outubro de 2012, em Campo Grande. Escolhi correr os 10 km. O maior dos circuitos chegou até os 21km na prova de meia maratona que pretendo encarar somente em 2013.
    A prova iniciou e terminou em frente ao Centro de Convenções e Exposições Albano Franco. 
    Sem atrasos, às 7 horas, os atletas das categorias cadeirante e deficiente iniciaram a corrida. Às 7h20min foi a vez dos atletas das categorias elite e indústria feminino e, por último, às 7h45min, aconteceu a arrancada dos atletas das categorias elite e indústria masculino, geral masculino e feminino, além dos participantes da corrida de 10 km na qual eu estava inscrito e da caminhada de 7 km em que participaram minha esposa inseparável e nossa sobrinha que pela primeira vez participava de um evento assim. 

Nesse dia eu estava otimista para alcançar mais um recorde pessoal, abaixo dos 45 minutos, porém isso foi impossível pela enorme quantidade de pessoas que se aglomeravam na largada, não foi possível imprimir um ritmo forte e constante nos 2 quilômetros iniciais.
    Tinha que ter paciência, atenção e cuidado, uma vez que o risco de tropeçar, cair e se machucar era alto. Procurei me situar lateral externa da pista onde havia menos aglomeração de pessoas e com isso fui desenvolvendo melhor ritmo sem precisar ficar fazendo tandos zig-zags que tanto prejudicam o desempenho.
     Após 2 quilômetros era possível manter uma linha livre de obstáculos humanos. Busquei então imprimir meu melhor ritmo de forma constante.Usei a respiração como parâmetro de percepção do esforço para não emparedar, ou seja, perder todas a energias antes de se chegar ao objetivo.
     No deslocamento até o Parque do Sóter na Avenida Via Parque, a subidinha castigava, mas a energia transmitida por todos ali presentes era o combustível para vencê-la.
     Ao contornar o Parque do Sóter iniciava o retorno ao local de largada pela outra pista da Av Via Paque, prevalecia a descida, nesse momento lembrei que não poderia abrir tanto a passada, para aumentar o ritmo, o risco de lesão alto, então aumentei a frequência das passadas.
     Após o 8º quilômetro, saímos da Av Via Parque e ingressamos na Rua Antonio Maria Coelho, sentido Parque das Nações Indígenas, o pesadelo de todos, porque tínhamos que encarar uma ladeira curta, porém bem íngrime. Minha estratégia nesse instante foi imprimir um ritmo que eu conseguisse percorrê-la sem parar desenvolvendo passadas curtas, rápidas e constante. Os que entratam afoitos na ladeira ficaram para trás rastejando. Na chegada realizei um sprint de 200 metros para o desespero dos amigos que não gostam de ser ultrapassados, mas eu, particularmente, não disputava posição com ninguém, apenas queria alcançar minha meta pessoal, o que já achava impossível pelas dificuldades apresentadas.
     Na chegada fomos bem recepcionados com a medalha, um excelente lanche de recuperação e ainda a opção de realizar uma boa massagem.
Esperei minha esposa e sobrinha chegarem, enquanto isso eu alongava e encontrava os amigos de trabalho que também foram prestigiar o evento.
     Neste ano, a competição conta com 24 mil participantes, sendo 15.963 da caminhada de 7 km, 6.895 da corrida de 10 km e 1.142 da meia-maratona de 21 km. Os competidores variam entre atletas profissionais e amadores.
     Além disso, haverá o sorteio de um automóvel 0 km entre os participantes das três provas que concluírem os respectivos percursos e aguardarem a premiação e a entrega de troféus para os primeiros colocados de todas as categorias. Eu infelizmente não fiquei porque os compromissos do final de semana me aguardavam.
    Após alguns dias saiu o resultado da corrida e fiquei contente por saber que havia feito o percurso, apesar da lentidão da largada, em aproximadamente 47 minutos ficando assim em 97ª colocação geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!